28/10/2007

Mesmerismo. Mesmo isso.


Franz Anton Mesmer, médico austríaco do séc.XVIII, terá desenvolvido uma teoria -'Mesmerismo'- que, na altura, foi duramente contestada: a do magnetismo animal. Deduziu, assim, que um afluxo de energia poderia -por variados factores- ficar bloqueado ou estagnado ou ainda em falta, numa determinada região do corpo humano, aplicou-se no desenvolvimento da teoria que o restabelecimento energético -onde deficitário- conduziria ao restabelecimento do estado de saúde dos pacientes. Focado essencialmente no magnetismo humano, aplicou os seus conhecimentos na indução mental do fluxo magnético, por imposição das mãos nos seus doentes.
Mesmer, acabaria, porém, por contribuir com algumas das suas investigações, para o campo da ciência e hoje reconhecidas.
Voltando à imposição das mãos: o chamado 'passe magnético' acaba por ter estreita relação com a teoria de Franz Mesmer, um século depois, através de Hyppolite Rivail, em Paris.
Não necessariamente coincidente com as teorias de Mesmer nem forçosamente relacionadas, há uma página na internet, escrita por Jorge Hessen, com textos e comentários do autor francamente interessantes, à volta do 'mundo não visível'.

Imagem: F.A.Mesmer

No comments: